sábado, 22 de dezembro de 2012

Toque de midas, ou melhor, de Kojima...

Hideo Kojima, para os que ainda não conhecem criador e produtor da famosa serie Metal Gear, também esta por traz desse épico dos games. Esta serie que tem a minha idade teve seu primeiro titulo lançado em 1986 para o Famicon ( Nome do Nintendinho no Japão) e, de lá pra cá, já foram 35 títulos ( alguns deles tem mais de uma versão, mas como foram lançados em datas diferentes e para consoles diferentes contei como um novo titulo ), para 19 plataformas diferentes. Desde celular, passando pelos vários modelos de Gameboy, Mega Drive, PC, Playstation (1 e 2), Nintendo 64, DS, Wii, Xbox, até finalmente chegar ao Xbox 360 e PS3.
Castlevania já encantou três décadas de gamers e promete encantar mais algumas. Com mais um lançamento previsto agora pra 2013 me senti na obrigação de escrever sobre a serie que ganhará mais um titulo:

Castlevania Lord of Shadows 2.

Gabriel Belmont
Não me aprofundarei na sinopse de cada titulo pois levaria um seculo, mas lhes informarei a ordem cronológica da coisa e falarei um pouco sobre o Lord of Shadows 1, que foi o ultimo a ser lançado e o ultimo ao qual tive o prazer de jogar, alem de indicar os melhores, na minha opinão. ^_^

Bem, em ordem(a ordem em que as coisas acontecem):

- Castlevania: Lamente of Innocence ( 1094 - PS2 )

- Castlevania III: Dracula's Curse ( 1476 - NES )

- Castlevania: Curse of Darkness ( 1479 - PS2 e Xbox )

- Castlevania: The Adventure ( 1576 - Gameboy e Wii )

- Castlevania II: The Belmont's Revenge ( 1591 - Gameboy )

- Castlevania Chronicles ( 1691 - PS1 )

- Castlevania II: Simon's Quest ( 1698 - NES )

- Castlevania: Harmony of Dissonance ( 1748 - GBA )

- Castlevania: Dracula X ( 1792 - SNES )

-Castlevania: Symphony of the Night ( 1797 - PS1 )

-Castlevania: Order of Eclesia ( 18?? - DS )

- Castlevania: Circle of the Moon ( 1830 - GBA )

- Castlevania: Bloodlines ( 1917 - Mega Drive )

- Castlevania: Portrait of Ruin ( 1944 - DS )

- Castlevania: Aria of Sorrow ( 2035 - GBA )

- Castlevania: Down of Sorrow ( 2036 - DS )

O Castlevania Lord of Shadows não aparece nessa cronologia pois com ele se inicia uma nova ordem, um novo começo. Já os que sublinhei são os melhores: O Symphony of the Night, pra PS1, e o Order of Eclesia, pra DS. Mas deles falo mais detalhadamente "noutra" ocasião.


Castlevania: Lord Of Shadows

Alem do grande Hideo Kojima, outros nomes tão grandes quanto dão o ar de suas graças nesse jogaço lançado em 2010 e produzido pelo Mercury Steam com parceria de Kojima Productions. O narrador é ninguém mais ninguém menos que Patrick Stewart, o Prof. Xavier em X-Men. Já o protagonista é dublado por Robert Carlyle, que interpretou o Durza em Eragon.

O enredo, como em todos os outros jogos da série, é implesmente fantástico! A jornada se passa no ano de 1047, numa era chamada de "Fim dos Dias", uma era tomada pelo caos e pelo medo onde criaturas horrendas surgem das sombras e as almas das pessoas que se foram não conseguem seu devido descanso, tudo isso graças a um poderoso encanto. E, quando o equilíbrio entre Céu e Inferno se vê prejudicado, eis que surge a Brotherhood of Light, A Irmandade da Luz, os cavaleiros que lutarão contra o mal e tentarão quebrar este feitiço colocado pelos Senhores das Trevas ( Lords Of Shadows).

Você controlará Gabriel Belmont, um cavaleiro que teve sua esposa assassinada e que ainda vaga pelo mundo como um espirito sem descanso. Gabriel parte em busca de duas mascaras: A Mascara de Deus e A Mascara do Diabo. Pois com A Mascara de Deus terá o poder de ressuscitar sua amada. Ao longo do caminho você encontrará alguns artefatos e equipamentos que o ajudarão. O sistema de evolução não é dividido em níveis e suas melhorias são obtidas coletando alguns itens durante o jogo que é divido em capitulos ao longo dos dois DVDs. Sem falar em uma coisinha ou outra que deixaram o jogo com o mesmo estilo dos melhores Castlevania já feitos. Vou salientar apenas o pulo duplo alá Alucard, com asinhas e tudo! Muito massa!!!
A dublagem é perfeita e o visual cinematografico. As animações são um show a parte e os dialogos ( aahh os diálogos!!! ), principalmente os de Gabriel e sua Esposa, são muito emocionantes, dignos de uma sessão de Dungeons & Dragons!

Consegui termina-lo a apenas algumas horas pois o jogo é bastante difícil e não pude esperar pra escrever. Ele recebeu nota 8,5 do site Metacritic.
Lord of Shadows leva Castlevania de volta as origens e traz um novo começo, mas com traços clássicos da serie.
Um jogo que me emocionou de um jeito que ha muito tempo nenhum outro jogo emocionara. Um jogo que recomendo, de coração.

^_^



Obs: Por ser um jogo um tanto quanto antigo já esta num preço relativamente acessível para nos, humanos normais. Cerca de R$70. Vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário