segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Futebol pelo Mundo


Enquanto no Brasil os campeonatos estaduais vão chegando a sua metade, inclusive com alguns campeões de 1º turno (assunto para outro post), na Europa os campeonatos nacionais estão na reta final. Em alguns países a competição está praticamente definida, como por exemplo na Alemanha e na Espanha, com Bayern de Munique e Barcelona, respectivamente, com a mão taça. Veja abaixo os principais campeonatos Europeus:

Alemão (BundesLiga)
Completando meio século de vida, a BundesLiga pode ter seu campeão com várias rodadas de antecedência. O Bayern de Munique tem 17 pontos de diferença para o segundo colocado, Borussia Dortmund, restando apenas 11 rodadas. O papa títulos da competição, Bayern de Munique, tem tudo para chegar ao seu 22º título.

Espanhol (La Liga)
O Barcelona também está praticamente com as duas mãos na taça. O time catalão tem 12 pontos de vantagem para o segundo, Atlético de Madrid, e 16 para o grande rival Real Madrid que ocupa a 3ª colocação, a 13 jogos do fim da competição. O Barcelona conta com um ataque mortal, são 82 gols em 25 jogos, uma média de 3,28 gols por jogo. Messi, artilheiro da competição com 38 gols, marcou mais gols do que 15 times no campeonato até o momento.

Francês (Ligue 1)

O badalado PSG lidera a competição (54 pontos), mas não com a vantagem esperada devido às contratações feitas para a temporada. O clube está apenas três pontos a frente do Lyon (51 pontos)  e ainda haverá o confronto direto na casa do Lyon (Stade de Gerland) na 36ª rodada. O Olympique de Marseille, Nice e Saint-Étienne ainda correm por fora com 46, 45, 44 pontos respectivamente.  O artilheiro da competição é Zlatan Ybrahimovic com 22 gols em 26 jogos.




Inglês (Barclays Premier League)
Esperava-se um campeonato mais disputado nessa temporada, já que Chelsea fez grandes contratações, o Manchester City manteve a base campeã  e o Arsenal investiu uma fortuna em jogadores estrangeiros. Porém, o que se ver até agora, com 27 rodadas, é um ‘passeio’ do Manchester United com 68 pontos, 12 a mais que o seu rival Manchester City. Os ‘Red Devils’ contam ainda com o melhor ataque(64 gols) e o artilheiro da competição, Robin Van Persie 19 gols. Lembrando que na temporada passada o United liderava a competição com 8 pontos de vantagem para o City a 6 rodadas do fim e o City conseguiu tirar a vantagem ficando com o mesmo número de pontos do rival, mas com título pelo saldo de gols. Acho difícil a história se repetir, mas...

Itália (Série A )
A Juventus lidera o campeonato com 58 pontos , sete a mais que o Napoli (51 pontos), restando 12 rodadas.. Em vista as outras competições é uma das mais disputadas, apesar da boa vantagem da “velha senhora”, apelido dado a Juventus na Itália. Se confirmar o título, vai ser o 29º título da equipe, maior vencedor da Itália e o segundo após o escândalo de manipulação de jogos envolvendo a equipe na temporada 2005/2006. A Juventus foi multada e rebaixada para a série B. Venceu a competição da segundona (2006/2007), voltou, reformulou o time e foi campeã na temporada passada (2011/2012). Com Internazioanle e Milan (até que vem se recuperando, mas já é tarde) apagados, o Napoli, do artilheiro Cavani (18 gols), se encarregou de rivalizar com a Juve. A disputa vai ser boa até o fim!

Português (Liga Zon Sagres)
O mais emocionante de todos. É o único que de fato tem uma competição ainda. Entre dois times apenas, sim. Mas tem. Porto e Benfica estão rigorosamente empatados (52 pontos), Mas o Porto leva vantagem no saldo de gols. Para apimentar ainda mais a rivalidade os dois clubes se enfrentam na penúltima rodada (12/05/2013) no Estádio do Dragão, casa do Porto. O primeiro jogo ficou no empate (2x2). O Porto tem o artilheiro da competição, é o colombiano Jackson Martínez com 22 gols.


E aê 'Cinerblogueiros', o que vocês acham dos prováveis campeões?
Deixe seu comentário e curta nossa fanpage: CiNerdice.

Um comentário:

  1. O português vai depender da liga dos campeões, se não tiver rodada perto do clássico da porto.

    ResponderExcluir