segunda-feira, 4 de março de 2013

Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste e 'Zé Lira'

Olá seguidores do esporte no Cinerdice,
nesse final de semana nós tivemos a abertura da segunda fase do Campeonato Potiguar de Futebol, foi a estréia de ABC e América na competição. Estréia péssima, diga-se de passagem. Um outro destaque do futebol no final de semana é a inimaginável final da Copa do Nordeste, que será disputada entre ASA-AL e Campinense-PB, após desbancarem os favoritos Ceára e Fortaleza, respectivamente. Tivemos ainda a comemoração dos 50 anos de rádio do plantonista esportivo da Rádio Globo, José Lira.

Campeonato Potiguar

Após a eliminação na copa do Nordeste, ABC e América finalmente voltaram a campo, mas agora pelo campeonato Potiguar, que, aliás, já tem como rebaixado o Potyguar de Currais Novos, por ter sido o último colocado na primeira fase e tem o Santa Cruz classificado para a Copa do Brasil 2013 por ter sido o primeiro na fase inicial e o Potiguar de Mossoró classificado para a Copa do Brasil 2014, graças a segunda posição conquistada na primeira fase.

A primeira rodada da segunda fase tem como destaque a vitória, de virada, do Corintians de Caicó sobre o América em pleno Nazarenão (AME 1x3 COR). Apesar da boa vitória o time de Caicó não é o líder, pois com uma vitória maiuscula sobre o Baraúnas, o Assu é o dono da liderança (ASU 4 x 2 BAR). Nos outros jogos da rodada o Potiguar de Mossoró bateu o ABC pelo placar de 1 x 0, e o Alecrim arrancou um empate contra o Santa Cruz em pleno Iberezão, 1x1 foi o placar do jogo.

Jogos
AME 1 x 3 COR  (nazarenão) gols
SRN  1 x 1 ALE   (Iberezão)
POT  1 x 0 ABC  (nogueirão)
ASU  4 x 2 BAR  (Edgarzão)
Gols da rodada


Lembrando que a segunda fase é dividida em dois turnos (Copa Rio Grande do Norte e Copa Cidade do Natal). No primeiro turno as equipes se enfrentam em jogos de ida e os dois melhores farão a final do turno disputada em dois jogos. No segundo turno acontecem as partidas da volta e, novamente, os dois melhores farão uma final de turno. Os campeões dos turnos se enfrentarão em uma grande final valendo o título do Campeonato Potiguar de Futebol. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, ele será declarado o Campeão estadual.
Além das vagas para a Copa do Brasil já distribuidas, o Campeonato Potiguar ainda oferecerá as seguintes vagas nas competições nacionais e regionais:
será dado ao campeão de cada turno uma vaga na Copa do Brasil 2014 e uma vaga na Copa do Nordeste 2014;
é assegurado à equipe campeã do Campeonato estadual uma vaga na série D do Brasileirão, mas caso ABC ou América, que disputam a Série B ou ainda o Baraúnas que disputará a Série C vença a competição a vaga será destinada a equipe de melhor desempenho em todo o campeonato.
 

Copa do Nordeste
Se há alguém que apostou numa final entre ASA-AL e Campinense-PB essa pessoa deve estar milionária. Era inimaginável pensar em uma final entre essas duas equipes.
O ASA-AL, carma das equipes potiguares, se classificou para a final derrotando o Ceará (1x0) em plena Arena Castelão diante de mais de 52.000 torcedores. O gol da vitória foi marcado por Léo Gamalho, veja o gol. O primeiro jogo, disputado em Alagoas, ficou no empate (3x3).
Já o Campinense conseguiu a classificação para a final derrotando o Fortaleza também pelo placar mínimo (AM 1x0 FOR). O único gol da partida foi marcado por Zé Paulo, após um penalti polêmico(a falta houve, mas fica a dúvida se foi dentro o fora da área) - veja o gol

A Copa do Nordeste mostrou que não beneficia time pela camisa. Uma competição limpa, com boa média de público e com disputa até o fim foram as marcas deixada pela competição. ASA e Campinense jogaram com a 'cabeça' e souberam fazer valer os jogos fora de casa, principalmente o ASA que eliminou o ABC e o Ceará vencendo os jogos fora de casa. Merecida final entre os clubes e que vença o melhor.

José Lira 
Queria aproveitar a oportunidade para saudar o glorioso José Lira (Zé Lira), plantonista esportivo da rádio globo, que completa 50 anos de atividades no rádio. Um dos pioneiros do rádio esportivo do nosso Estado , a lenda viva, José Lira, é admirado e respeitado por todos os profissionais da área. Quem gosta de acompanhar os jogos pelo rádio certamente o conhece, ele é o dono da voz que diz "Olha o gol". Veja a entrevista concedida à TV Tribuna.




É isso aê galera, quinta-feira trago informações sobre a segunda rodada do Campeonato Potiguar
Curta nossa Fanpage: Cinerdice.

Um comentário:

  1. Realmente a Copa no Nordeste desse ano surpreendeu todo mundo! E quanto ao campeonato estadual, acho que é só uma questão de tempo para o ABC e o América entrarem no ritmo da competição!

    ResponderExcluir