quarta-feira, 12 de junho de 2013

Kara Veia


"Eu sou um filho sem sorte
E só nasci pra sofrer
Vivo triste, abandonado
Sofrendo sem merecer
Pra mim não existe festa
Uma vida feito esta
É muito melhor morrer"
(Filho Sem Sorte - Kara Veia)


[...]o cantor, Edvaldo José de Lima [...] praticou suicídio em seu apartamento. Ele morreu com um tiro de pistola 9mm que transfixou sua cabeça."
(Fonte Gazeta de Alagoas, 30 de Março de 2004, texto acessado em 12 de junho de 2013, disponível em http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/acervo.php?c=51519)

Muitos dizem que os gênios da música morrem cedo. Acidentes, fatalidades, suicídios ou overdoses (estes dois últimos, pra mim, são a mesma coisa) os levam cada vez mais cedo. O sucesso, a sociedade e eles mesmos tentam mascarar o que eles realmente sentem e a necessidade de se mostrar "inteiro" ao público, quando na verdade estão aos pedaços, é um fardo que nem todos conseguem aguentar. Não foi um, nem dois, nem o caso do eterno Chorão será o ultimo. 

Todos temos coração e temos sentimentos que só nos mesmo entendemos. Os gênios da musica são os gênios que são porque conseguem transformar esses sentimentos em música. Nos fazem refletir, nos lembram o que é o amor e nos mostram os erros que cometemos, falam de revoltas e da sociedade, falam do mundo, do seu mundo.

Kara Veia era um deles. Edvaldo José de Lima era um gênio. Na esfera que ela atuava, o forró, hoje ha poucos como ele. Vou citar aqui apenas Dorgival Dantas, e aqueles que conhecem terão uma ideia do quão grande foi o Kara Veia. 

Com apenas três cds em sua curta trajetória, ele poetizou o sofrimento como ninguém. Hoje perguntam a Dorgival como alguém pode amar tanto para escrever musicas como as que ele escreve. Já eu, quando penso em KAra Veia e escuto suas musicas, me pergunto como alguém pode ter tanto sofrimento dentro de si e tanto amor ao mesmo tempo.

Sucessos como "Foi Você", do seu segundo cd e seu primeiro grande sucesso, "Mulher Ingrata e Fingida" (tocada até hoje pelo Briola, fã de Kara Veia), "Filho Sem Sorte" e "Paixão de Boiadeiro" são com certeza conhecidas por toda a nação forrozeira, mas dificilmente associada a ele, seu criador.

Um homem que todos diziam ser simples e humilde e que ganhava a vida como vaqueiro e locutor de vaquejadas. Que tinha um talento inapto para a música e uma habilidade sem igual com as palavras, que entrou para a historia de Alagoas e do Brasil em 2001 ao lançar seu primeiro cd. Alguém que cantava sua infância, sua vida sofrida, seus amores e desilusões. Alguém que em 2004 partiu e que deixou saudades por todo o Brasil.

Os três cds dele foram:

Garanto que valerá a pena cada segundo deste download.
Oro!
^_^



Nenhum comentário:

Postar um comentário